Pesquisa e Extensão

Home / Pesquisa e Extensão

pesquisaA FDCON é uma unidade superior de ensino que oportuniza aos seus discentes e docentes o uso constante de intercâmbios científicos por meio da pesquisa e das atividades de iniciação cientifica. O incentivo à produção do conhecimento é uma meta preconizada na proposta pedagógica da instituição que vem sendo priorizada desde a sua criação.

Promover o ensino associado à pesquisa é um foco importante para o desenvolvimento dos aspectos profissionais e pessoais dos discentes e tendo em vista a questão, foi planejado vários intervenções para o contato científico, como: seminários, congressos, estudo de caso, atividade de extensão e artigo. No final do curso o aluno deverá apresentar o seu Trabalho de Conclusão de Curso, exigência do MEC para a formação do graduado que estabelece o formato de monografia, artigo ou projeto. Cada instituição de ensino superior tem a autonomia de planejar o formato do seu TCC.

A FDCON tem as duas linhas descritas pelo MEC para o TCC: monografia e/ou artigo ambos associados com o incentivo da pesquisa na área desenvolvida por cada grupo de docente e discente. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a forma de monografia, tem como objetivo desenvolver no aluno a habilidade de confeccionar um projeto experimental, realizar pesquisas científicas e produzir, por conseqüência, um texto jurídico coerente, coeso, objetivo, organizado e tecnicamente satisfatório.

A conclusão do curso de graduação em Direito está condicionada à apresentação, à defesa oral, ao depósito de monografia escrita de conteúdo jurídico e à aprovação desta por Banca Examinadora composta de três professores designados pela FDCON. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) poderá versar sobre qualquer tema escolhido pelo aluno, estudo de casos ou similar, desde que previamente aprovado e autorizado pelo professor-orientador.

A atividade de elaboração do TCC, na forma de Monografia, está prevista para ser desenvolvida durante 04 (quatro) semestres. Para elaboração de projeto, pesquisa do tema, escrita do texto e defesa da monografia o aluno deverá ter cursado as disciplinas: Metodologia Científica, Argumentação Jurídica, Monografia Jurídica I (Orientação e Pesquisa) e estar cursando Monografia Jurídica II (Elaboração e supervisão).

O Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) estabelece as normas gerais de sua operacionalização, podendo haver alterações para cada curso, conforme necessidades de adequação e desde que previamente divulgado pela FDCON.

ARTIGO ou CRÉDITOS DE ESCRITA

O projeto moderno e dinâmico da FDCON comporta propostas inovadoras, como o programa optativo de “Créditos de Escrita” (Artigos). Este programa, que deverá obedecer às normas do Regulamento Geral da Faculdade prevê a possibilidade do aluno escolher por realizar uma série de artigos, versando sobre temas variados, e utilizá-los como Trabalho de Conclusão de Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na modalidade ARTIGO, do mesmo modo que a monografia, passará por avaliação, ou seja, após aprovado pelo professor-orientador, será encaminhado a outro professor, a fim de que este verifique e ateste a relevância acadêmica, jurídica e social da produção escrita.

O objetivo é incentivar, ao longo do curso, o aluno à pesquisa constante sobre temas de importância jurídica e social e propiciar a escrita de textos com qualidade para serem publicados e para circularem no ambiente acadêmico.

 

 

Telefone: (31) 2557-6900 / 2566-2400
Mantenedora: Instituto de Ensino Superior de Contagem Ltda - CNPJ: 10.295.291/0001-46
Rua Papa Paulo VI, 39 - Inconfidentes - Contagem-MG | E-mail: fdcon@fdcon.edu.br