O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

Dentro de sua visão e de seus valores, a FDCON prepara o aluno para o sucesso profissional do 1° ao último dia de aula. E o sucesso só pode ser construído dentro de metodologias ativas, através das quais fazem do aluno o protagonista de suas conquistas.°

Para isso, aperfeiçoamos a escrita, a inteligência emocional e a oratória através de várias atividades simuladas, dentro e fora da sala de aula, aliando tecnologia e desenvolvimento humano, fazendo do pensamento crítico e da dissertação escrita as melhores ferramentas para nossos alunos, possibilitando-lhes alto desempenho nas tarefas próprias do estudante e do profissional do Direito.

O QUE É?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e avalia o rendimento do aluno em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas durante a formação. O exame também é usado como indicador de qualidade da instituição que o estudante escolheu para fazer a graduação.

QUAL É O OBJETIVO DO EXAME?

O Enade avalia e acompanha o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação.

LEGISLAÇÃO

A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do Enade se baseia nas seguintes normas jurídicas:

Edital n° 40, de 19 de Junho de 2018;

Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);

Portaria Normativa n° 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010.

BENEFÍCIOS

Por meio do Enade, os alunos e a FDCON conseguem construir juntos o reconhecimento do curso. Quanto maior a nota no exame, maior também será a visibilidade do currículo que o graduando terá no mercado de trabalho. As vantagens de se realizar o exame são:

Receber o diploma.

Valorização do diploma e do currículo.

Reconhecimento pelo mercado de trabalho.

Diferencial competitivo.

Tornar o curso referência.

CURSO AVALIADO

Direito

DICAS

Fique com os estudos em dia para o Exame! Organize-se!

Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar:

Faça um planejamento dos estudos que seja realista com o tempo que você tem disponível e adequado às matérias que precisam de reforço:

Mapa Mental – Experimente montar um mapa mental: um diagrama composto por palavras, ícones e flechas. A principal vantagem de elaborar esses esquemas é a possibilidade de criar uma ordem lógica entre as informações, com destaque para interconexões e relações de hierarquia, permitindo que o conteúdo seja visualizado de forma pratica, como você achar melhor.

Fechamento ou resumo – É fundamental reorganizar as informações de um livro com as suas próprias palavras. Uma forma de fazer isso é elaborar fichamentos, isto é, sínteses esquemáticas de cada texto. A ideia é elaborar um índice das suas leituras de acordo com a sistematização já elaborada no mapa mental, descrito no item anterior. Outra possibilidade é redigir um resumo, isto é, reescrever com suas próprias palavras o conteúdo estudado.

Construção e reconstrução de tabelas – Representar informações no formato de quadros é uma boa opção para fixar conteúdos que têm determinada sistemática bastante específica por trás. Esse procedimento é uma excelente forma de gravar os conteúdos sem perder de vista as interconexões entre eles.

Gravações de áudio – Nem todo mundo tem facilidade para se lembrar do que viu: muita gente fixa melhor aquilo que escutou. Se esse é seu caso, tente estudar com a ajuda de um celular ou qualquer outro dispositivo que funcione como gravador.

Leia com atenção o enunciado e todas as alternativas da questão, mesmo quando julgar que a primeira opção é correta. Desde modo, você evita cair em possíveis pegadinhas.

Comece pelas questões mais fáceis, não fique parado nas mais complicadas, sem saber o que fazer. No final, volte para responder as mais difíceis. Nunca deixe de responder a nenhuma questão. Avalie as alternativas, eliminando as que estão incorretas. Faça isso até encontrar a resposta mais adequada no seu entendimento.

Durma bem a noite anterior. Do contrario, você vai estar cansado e pouco concentrado na resolução das questões.

Fonte: https://exame.abril.com.br/ciencia/7-tecnicas-de-estudo-infaliveis-para-qualquer-prova/

DÚVIDAS FREQUENTES

O ENADE É OBRIGATÓRIO?

Sim. O Enade é um componente curricular obrigatório. O estudante selecionado que não comparecer ao exame estará em situação irregular e não poderá se formar. (art. 5o, § 5o, da Lei no 10.861/2004).

QUEM SÃO CONSIDERADOS ALUNOS CONCLUINTES?

São os estudantes de cursos de graduação bacharelado e licenciatura que tiveram concluído mais de 80% da carga horaria mínima do currículo até o termino das inscrições, assim como aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2019.

ALUNOS INGRESSANTES PRECISAM FAZER A PROVA?

Não. Os estudantes que tenha, ingressado no curso no ano de 2018 estão dispensados de fazer a prova.

QUEM JÁ REALIZOU O ENADE COMO INGRESSANTE PRECISA FAZER COMO CONCLUINTE?

Sim. Os alunos que fizeram Enade como ingressante e estão dentro dos parâmetros estabelecidos para estudantes concluintes em 2018, deverão realizar o Enade.

O ALUNO QUE NUNCA FOI CONVOCADO PODERÁ SE FORMAR SEM FAZER O ENADE?

Sim. Como o exame de cada curso é trienal, alguns alunos podem não ser convocados por colarem grau antes do final das inscrições do ano em que será realizado o Enade de seu curso. Nesses casos o aluno é considerado dispensado.

ALUNOS QUE ESTÃO COM A MATRÍCULA TRANCADA TAMBÉM TERÃO QUE FAZER O ENADE?

Sim. Conforme determinação do MEC, se o aluno está dentro dos parâmetros estabelecidos para alunos concluintes, mesmo com a matrícula trancada deverá ser inscrito no ENADE 2018, e realizar a prova para evitar situação de irregularidade caso venha reativar sai matrícula no curso.

OS ESTUDANTES EM SITUAÇÃO IRREGULAR JUNTO AO ENADE DE ANOS ANTERIORES PODEM REGULARIZAR SUA SITUAÇÃO NO ENADE 2018?

Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular junto ao Enade deverão regularizar a situação, inscrevendo-se no exame de 2018 (conforme disposição do art. 8º da Portaria Normativa nº 5, de 09 de março de 2016).

COMO O ESTUDANTE DEVE PROCEDER EM SITUAÇÃO DE DUPLA GRADUAÇÃO? OU O ESTUDANTE CONCLUINTE HABILITADO E INSCRITO EM MAIS DE UM CURSO?

O estudante que possui dupla graduação, ou seja, considerado concluinte habilitado em dois ou mais cursos avaliados no Enade 2018, no momento do cadastro deverá escolher o curso pelo qual realizará o exame. Deste modo, o Questionário do Estudante deve ser preenchido sobre o curso escolhido e o estudante receberá a prova conforme a escolha feita.

O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE É DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO?

Sim. O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, que é de preenchimento obrigatório. O preenchimento é exclusivamente feito no portal do Inep. O estudante selecionado que não comparece ao exame e/ou não preenche o Questionário do Estudante fica em situação irregular junto ao Enade (§ 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº 40, de 2007.

COMO SERÁ ATESTADA A MINHA PRESENÇA?

A participação no Enade 2018 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.

QUANDO SERÁ APLICADA A PROVA?

A prova será aplicada no dia 25 de Novembro.

A abertura dos portões será às 12h; fechamento dos portões às 13h; início da prova às 13h30 e término do exame às 17h30.

A prova (individual e sem consulta) é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha, que são especificadas da seguinte forma:

Componente de Formação Geral: 10 questões, sendo 2 discursivas e 8 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos;

Componente específico de cada área: 30 questões, sendo 3 discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.

O tempo para resolver as questões de Formação Geral e do Componente Específico é de 04 (quatro) horas.

Para saber como será a prova do Enade, você pode consultar, no site do Inep, todas as provas e gabaritos das edições anteriores. Veja Aqui.

O QUE DEVO LEVAR PARA O LOCAL DA PROVA?

Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se munidos de documento oficial de identificação, imprimir o Cartão de Informação (gerado a partir do preenchimento do Questionário do Estudante, disponível no portal Inep e com caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente.

O INEP recomenda que você chegue ao local do Exame às 12h, com 01 de antecedência. Fechamento dos portões: às 13 horas.

QUAL É O TEMPO MÍNIMO DE PERMANÊNCIA NO DIA DA PROVA?

O estudante que deixar o local de prova antes de uma hora do seu início será considerado “ausente” e ficará em situação irregular junto ao Enade 2018.

CASO EU NÃO FAÇA A PROVA, O QUE ACONTECE?

Os inscritos no Enade que não participarem da prova ficam impossibilitados de colar grau e receber o diploma.

COMO JUSTIFICAR A AUSÊNCIA NO DIA DA PROVA?

A Solicitação de Dispensa de Prova por iniciativa do estudante deverá ocorrer entre às 10h do dia 02/01/2019 às 23h59 do dia 31/01/2019

FIQUE ATENTO!

As provas do Enade são realizadas na cidade da instituição de ensino, geralmente em escolas de rede pública.

A divulgação do local desde 2011 é enviada diretamente ao aluno após preenchimento do Questionário do estudante, no site do Inep.

Mão deixe de respondê-lo! Pois só é possível acessar o local da prova se estiver respondido ao Questionário do Estudante, que estará disponível para preenchimento a partir das 10h do dia 03/09/2018 às 23h59 do dia 21/11/2018, horário de Brasília, DF.

Após preencher o Questionário do Estudante o aluno será informado do local onde serão aplicadas as provas, exclusivamente através da pagina inep.gov.br. Para que não haja imprevistos, é importante que o aluno conheça com antecedência o local da prova, que deverá ser em uma escola do município de funcionamento do curso.

O local de realização da prova será divulgado no Sistema Enade, disponível no endereço <http://enade.inep.gov.br>, sendo de responsabilidade do estudante verificá-lo, de acordo com o item 1.2 do Edital

FIQUE ATENTO!

O preenchimento completo do Questionário deo Estudante é requisito para a visualização do local da prova, que estará disponível para consulta exclusivamente no Sistema Enade, disponível no endereço <http://enade.inep.gov.br>.

FAÇA O DOWNLOAD DESTE ARQUIVO PARA IMPRESSÃO CLICANDO AQUI

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos

Telefone

(31) 2557-6900
(31)2566-2400

E-mail

fdcon@fdcon.edu.br